A redação do Portal 7Segundos teve acesso às imagens da câmera de videomonitoramento instalada próximo ao local do acidente que vitimou a jovem Ana Cláudia Meneses, 25 anos, na madrugada do último domingo (10) em Arapiraca.
No vídeo, além da identificação do momento exato do acidente, é possível ver que um automóvel passa em alta velocidade por uma lombada, num trecho da Avenida Elvira Barbosa Lopes, no bairro Itapuã. Logo em seguida, aparece a moto conduzida por Ana Cláudia que toca o redutor de velocidade muito rápido. Na sequencia ela perde o controle da moto cai.
Segundos depois outro carro se aproxima, diminui a velocidade e para pouco depois do acidente, provavelmente para acionar o socorro.
Ana pilotava a moto com o capacete pendurado no guidão e pode ter sido fundamental para a morte instantânea da moça, por não estar com o equipamento de segurança. As causas do acidente estão sendo investigadas pela polícia, mas já se sabe que a forte pancada na cabeça da motociclista foi um dos fatores determinantes para a sua morte.
Uso irregular do capacete
“Muitas pessoas pensam que o simples fato de colocar o capacete na cabeça já resolve o problema e traz segurança. E na verdade, o uso do capacete tem que ser concomitante com o afivelamento, ou seja, o ajuste da fivela do capacete”, disse Marcius.
Além de instrutor, Marcius é Bombeiro Militar e atua no serviço de resgate no 7º Grupamento de Bombeiros Militar (7º GBM) em Arapiraca onde é testemunha diária dos inúmeros acidentes que ocorrem nas cidades das regiões Agreste, Sertão, Baixo São Francisco e Zona da Mata, cuja maioria é de vítimas de acidentes com moto. Ele faz um alerta sobre a aquisição do capacete que deve ser do tamanho compatível com a cabeça do condutor.
“É importantíssimo que o capacete seja utilizado na numeração correta, pois o capacete folgado, ou seja, de um número maior, ele vai proteger o motociclista, mas de uma maneira ineficiente. A folga vai fazer com que a cabeça fique solta dentro do capacete. Já o capacete apertado demais, ele pode se romper no impacto”, disse o instrutor.
Marcius lembra ainda que quando o condutor de uma moto usa os itens de segurança seguindo as normas exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ele evita que haja uma maior gravidade em caso de acidentes.
Marcius lembra ainda que quando o condutor de uma moto usa os itens de segurança seguindo as normas exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ele evita que haja uma maior gravidade em caso de acidentes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário