O novo sistema, construído pelo Governo do Estado, começou a operar de forma compartilhada há cerca de 30 dias e garante água de forma constante para as duas cidades.
Nos primeiros 90 dias de operação, no entanto, são feitos testes, identificadas as deficiências e discutidas melhorias. Foi com essa intenção que o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, esteve na Câmara de Vereadores de Estrela de Alagoas para explicar o processo de implantação. Falcão estava acompanhado de gestores e técnicos da empresa Telesil – empresa responsável pela obra, além de membros da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). A pasta coordenou o trabalho de implantação do novo sistema.
Na Câmara, foram sugeridas melhorias para a captação de água bruta para a estação de tratamento de água (ETA), para a estação elevatória (EE) e para o sistema elétrico. Em seguida, todos fizeram uma visita à barragem do Bálsamo. As melhorias deverão ser efetuadas ao longo dos próximos 60 dias.
As obras já realizadas incluíram, além da estação de captação, a instalação de 11km de adutora, numa interligação com a adutora antiga que trazia água bruta da barragem de Limeira, e melhorias na ETA de Estrela de Alagoas, que atende também Minador do Negrão. O investimento foi da ordem de R$ 15 milhões.
Após passar por tratamento, a água do novo sistema beneficia 1.619 ligações em Estrela de Alagoas e 544 em Minador do Negrão, atendendo ao todo cerca de 20 mil pessoas.
Agência Alagoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário