quarta-feira, 20 de julho de 2016

Delegado de Santana, já foi destaque nacional antes de entrar na PC



O delegado regional de Santana do Ipanema, Fábio Costa, no ano de 2010, então 3º sargento do corpo de Bombeiros de Alagoas, onde serviu durante 12 anos, na oportunidade, fazendo parte da equipe de resgate e salvamentos especiais, foi destaque nacional, no dia 07 de janeiro, do citado ano, após serem acionados, para atender uma ocorrência, onde um homem identificado como Wellington Falcão, ameaçava se jogar do 4º andar de um edifício, onde residia, na capital Alagoana.

Veja o Vídeo.

Jornal da Record

A equipe de reportagem do Portal Giro 102 conversou com o delegado Fábio Costa, o qual comentou sobre o heroico salvamento, e sobre sua gestão como delegado regional de Santana do Ipanema.

Naquele momento você esperava a atitude do cidadão, Wellington Falcão, de se jogar da sacada do apartamento onde morava?

“A gente não esperava que ele saltasse naquele momento, mais eu e toda equipe estávamos preparados para agirmos se eventualmente a intenção do suicida viesse a se concretizar (como de fato aconteceu), e prontamente agir para salvar a vida do cidadão. Quando eu efetuava minha descida com o equipamento de rapel, ele me surpreendeu e saltou. Nesse momento tive a felicidade de conseguir alcançar e agarrar o mesmo e então despencamos em queda livre e a apenas meio metro do chão o equipamento foi travado e o salvamento teve êxito completo, já que nem eu nem o Wellington sofremos nem um ferimento, disse Fábio Costa.”

O salvamento repercutiu nacional e internacionalmente, por diversos meios de comunicação. Após o salvamento, Costa foi promovido de 3º para, 2º sargento, promoção obtida por ato de bravura. No mesmo ano, após assistir a reportagem, o comandante geral do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo convidou Fábio Costa para receber a mais importante comenda da corporação daquele estado, a medalha do centenário.

Foto: Cleverson Silva/Giro 102.
São 14 anos no serviço público, iniciando sua trajetória no ano de 2002 após aprovação em concurso público do Corpo de Bombeiros militar do Estado de Alagoas. Fábio Costa seguiu carreira por 12 anos como Bombeiro e posteriormente no ano de 2012, prestou concurso para delegado de polícia, obtendo êxito e sendo nomeado em 2014, onde exerceu sua primeira lotação na cidade de São José da Tapera como delegado de polícia.
O delegado regional ainda em conversa com a nossa equipe de reportagem, falou sobre seu trabalho à frente da 2ª DRP, desde 14 de janeiro do ano de 2015. Fabio ressalta que o trabalho exitoso realizado em parceria com a Policia Militar, integrando as forças policiais, tem ocorrido em razão da harmonia com o poder judiciário (decretando os pedidos de prisão, seja temporária ou preventiva, quando o juiz entende cabível) e com o ministério público (oferecendo denúncias e emitindo pareceres favoráveis aos pedidos de cautelares quando o promotor entende que há indícios de autoria e materialidade das infrações penais). Santana do Ipanema está a pouco mais de 30 dias sem homicídios, e já chegou a passar mais de 90 dias sem o registro de assassinatos em 2015
Da Redação Giro102/BlogAdrianoNoticias



Nenhum comentário:

Postar um comentário